Por falta de experiência profissional, muitos jovens encontram dificuldades para conseguirem um emprego, mas foi para acabar com isso que surgiu o Jovem Aprendiz Banco do Brasil. Essa é a oportunidade perfeita para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, pois começar como Jovem Aprendiz Banco do Brasil pode ser muito bom para o currículo de qualquer pessoa.
Alcançar a independência financeira pode ser muito complicado e é necessário estar trabalhando, o que também não é fácil, e foi por isso que surgiu o programa Jovem Aprendiz e a Lei do Aprendiz que tem como seu principal objetivo inserir no mercado profissional aqueles adolescentes que nunca trabalharam e não possuem experiência profissional.
Essa Lei obriga que empresas de médio e grande porte, sejam elas públicas ou privadas, contratem jovens aprendizes. As empresas pequenas também podem contratar jovens aprendizes se desejarem.

Todo ano o Banco do Brasil abre diversas vagas para Jovem Aprendiz. Os jovens que conseguem essas vagas têm a oportunidade de aprender toda a rotina administrativa de um ambiente bancário e corporativo e, além disso, esses jovens ainda podem conviver com pessoas de diferentes culturas e cheias de experiência para compartilhar, assim eles podem aprender coisas que levarão para a vida toda.
Requisitos que o Jovem Aprendiz Banco do Brasil deve atender
O governo e a empresa fazem algumas exigências para o jovem que deseja ser um Jovem Aprendiz Banco do Brasil e é muito importante que essas exigências sejam atendidas.
- É necessário que o jovem tenha 15 anos.
- A renda da família deve ser de até meio salário mínimo per capita e, preferencialmente, que a família seja beneficiária de algum programa do governo.
- É necessário que o jovem esteja estudando em escola pública e cursando, pelo menos, o Ensino Fundamental.
Os candidatatos passarão num processo seletivo que, primeiramente, será composto por uma avaliação de conhecimentos básicos em português e matemática.
A jornada de trabalho deve ser de apenas 4 horas diárias, assim o jovem poderá prosseguir com os estudos.
Benefícios garantidos aos jovens
Os benefícios também são obrigatórios e determinados pelo governo e pela empresa contratante, assim como os requisitos.
- 20 horas de carga horária semanal;
- 1 salário mínimo federal;
- Vale-transporte;
- Vale-refeição e vale-alimentação;
- 13º salário;
- Férias que coincidam com as férias escolares;
- Seguro saúde;
- 380 horas de atividades práticas e 460 horas de capacitação teórica .
Inscrições para as vagas de Jovem Aprendiz Banco do Brasil
Até o momento as vagas não foram divulgadas, mas é muito importante que o jovem acesse o site oficial do Banco do Brasil, assim ele saberá se as vagas e inscrições já estão disponíveis.
A contratação dos jovens é feita por parceiras do Banco do Brasil. São entidades sem fins lucrativos que ficam responsáveis por todo o processo seletivo, bem como a aplicação de provas e seleção dos candidatos.