Gestão de equipes: 6 dicas para ajudar a gerenciar de forma remota! 

Publicidade


Como grande avanço da tecnologia e os problemas ocasionados com o surgimento da COVID19 o trabalho de forma remota aumentou significativamente. Para conseguir deixar todo o trabalho em ordem foi necessário contar com a tecnologia, além da boa gestão de equipes.

No entanto, para a situação atual talvez isso pareça difícil devido ao distanciamento social que se faz necessário. Com isso a maiorias dos indivíduos acabam sendo desmotivados e a qualidade de suas funções acabam diminuindo.

Dessa forma é muito importante que haja uma boa gestão de equipes para que a retomada remota aconteça e o desempenho dos colaboradores continue o mesmo.

Vantagens da gestão de equipes de forma remota

A gestão de equipe é um recurso que está sendo muito utilizado devido ao surgimento da pandemia atual, por isso acabou sendo algo de muita importância em inúmeros pontos.

Quando utilizada de forma confortável, levando em consideração os limites dos outros e o ritmo de sua equipe, você terá a chance de intensificar a produção de todos.

No entanto, para atingir esse objetivo é necessário entender cada indivíduo de seu grupo e sempre adequar suas necessidades.

Sendo assim, é importante não somente aprender como o seu companheiro de equipe trabalha, mas também estipular estratégias para incentivá-lo mais.

Em meio as vantagens mais populares estão algumas mencionadas abaixo.

  • Conforto no trabalho em casa;
  • Não precisa ir até um determinado local para trabalhar;
  • Economiza o dinheiro que deveria ser gasto em passagens;
  • Tem a chance de fazer seu próprio horário;
  • Menos desgaste emocional;
  • Autonomia no trabalho.

Portanto, essas são as vantagens positivas quando há a execução das funções de forma adequada. Entretanto é considerada uma faca de dois gumes, pois quando é feito de forma incorreta o resultado poderá ser outro.

Desvantagens da gestão remota de equipes

Ainda que a administração remota de equipes traga algumas vantagens, é importante sempre se atentar ao sentido oposto que ela pode trazer.

Diversas pessoas estão tendo muitas dificuldades em lidar com essa inovação e trabalhar de forma remota. Normalmente isso acontece devido a falta de prática e de costume com o trabalho em casa.

Portanto, é importante considerar algumas desvantagens bastante comuns para evitar que sua equipe passe por esses problemas.

  • Horários desregrados para execução do trabalho;
  • Falta de motivação;
  • Diminuição na produção;
  • Desorganização;
  • Falta de excelência no trabalho;
  • Ausência de ferramentas adequadas.

Quais as medidas fundamentais para ter uma boa Gestão de Equipes de forma remota?

Antes de tudo, para administrar uma equipe de forma remota é importante entender cada indivíduo e as atividades executadas por sua equipe.

Quando selecionar esse ponto, terá mais facilidade com a coordenação de sua equipe. Dessa forma é importante fazer contato com todos os colaboradores no qual você é encarregado e questioná-lo sobre sua rotina e como administra seu trabalho.

É muito provável que a resposta seja um pouco perdida, mas é importante para que haja a organização.

Gestão de equipes: 6 dicas para ajudar a gerenciar de forma remota!

1. Conheça sua equipe

Para que consiga cobrar e exigir as pendências é necessário conhecer as funções de cada indivíduo que faz parte da sua equipe. Dessa forma deverá saber suas atividades, horário, rotina de trabalho e etc. Assim deverá pedir para que os colaboradores falem sobre suas funções e deem seus feedbacks semana a semana.

Dessa forma será possível se atentar a toda sua equipe e saber como anda o funcionamento.

2. Familiarize todos os colaboradores com as ferramentas utilizadas

Para trabalhar de forma remota é necessário inúmeras ferramentas de trabalho, seja para a organização como o Trello, conversação como o Hangouts e até mesmo outras ferramentas da empresa.

É importante que todos os colaboradores saibam manusear essas ferramentas e saibam de seu potencial para que consigam obter o máximo proveito de cada uma delas. Para isso é indispensável que você como encarregado ofereça assessoria e ensine como manusear todas as ferramentas.

Quando há a familiarização com as ferramentas de trabalho, a equipe trabalhará com mais garra e engajamento. Além disso é importante sempre fazer o monitoramento de cada aplicativo, pois o mesmo terá grande contribuição para o andamento do trabalho.

3. Separe as tarefas de forma clara e direta

Com essa nova adaptação, diversas tarefas acabarão sendo mudadas de pessoas ou simplesmente diferenciadas. Dessa forma é importante explicar e direcionar de forma clara.

A fim de evitar trabalhos iguais ou até mesmo o esquecimento da tarefa, é importante pontuar as atividades para cada colaborador.

Dessa forma precisará designar as tarefas, prazos e a determinada qualidade necessária para cada tarefa executada. Entretanto é importante compreender a limitação de cada colaborador, saber seu ritmo de trabalho para não o sobrecarregar.

Sempre faça a pontuação de todas as etapas do processo de um trabalho, para que assim eles consigam saber seu andamento e façam tudo para não atrapalhar o processo. Ter uma visão ampla do projeto acabará fazendo com que todos saibam sua posição e assim agirão corretamente.

4. Contato no limite

É importante ser cuidadoso com as cobranças exageradas, mesmo que você não cobre seus funcionários frequentemente. É fundamental que você não entre em contato com frequência, mas sim quando houver necessidade.

Quando acionar um funcionário o mesmo já ficará em alerta e ativará seu modo profissional, mesmo estando em sua casa. Quando o empregador faz isso o colaborador irá automaticamente se reprogramar para o momento atual e isso acabará sendo desgastante caso aconteça com frequência.

Portanto, saber lidar com os limites de sua equipe é algo indispensável. Dessa forma é importante evitar a comunicação em excesso e lembre-se de ser visível, mas sem parecer insistente.

5. Reuniões periódicas

Para que todos fiquem atualizados sobre a evolução das tarefas executadas, e do emprego é necessário efetuar reuniões com frequência. Dessa forma poderá fazer reuniões 1 vez por semana e todos da equipe precisam estar presentes.

Através dessa reunião será possível determinar os objetivos, a situação atual e fazer a atualização de todos com relação as atividades que deverão realizar. Para isso é necessário que o gestor esteja a todo tempo em contato com sua equipe.

Sendo assim, é indispensável ter uma boa dinâmica nas reuniões sempre permitindo que todos expressem suas situações e opiniões. Dessa forma todos se sentirão ouvidos e assim você terá as informações que necessita para realizar melhor sua gestão remota.

6. Organização

Para não se perder nas tarefas de sua equipe é necessário que haja uma ótima organização.

Tal organização deverá constar todas as atividades, os responsáveis e prazos. Dessa forma precisará ter uma visão ampla de tudo o que está em andamento e tudo que precisará ser feito para isso.

Sendo assim, tudo acabará se tornando uma grande lista de afazeres que depois será necessário ir abatendo-as. A organização é indispensável principalmente por parte do gestor de equipes, pois é por meio dela que os outros colaboradores serão coordenados a respeito de seus prazos e atrasos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0

Aguarde…